Cenografia : o processo criativo de J.C. Serroni

Curso do SESC EAD sobre Cenografia

Se você gosta de teatro, esta é uma dica imperdível ! Na plataforma EAD do SESC existe um curso incrível do J.C.Serroni sobre Cenografia. A inscrição é gratuita e a didática muito instigante.

Cenógrafo, Arquiteto teatral e reconhecido internacionalmente , ex-colaborador do Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) de Antunes Filho (1929) e criador do Espaço Cenográfico. O curso é uma viagem através de seus projetos e uma reflexão sobre os avanços na área e as perspectivas da profissão.

Destaco dos contéúdos a parte em que Serroni comenta sobre suas reflexões sobre o processo criativo:

Ele defende a Cenografia como uma arte integrada. A Cenografia acontece sempre na interação com os demais profissionais que compõe a equipe: direção, atores ,figurino, sonoplastia, produção e principalmente com a iluminação. É fundamental que todos os elementos se harmonizem, ninguém é a estrela e por isto é fundamental as conversas de mesa e a troca constante dos processos e idéias de cada área.

A cenografia necessita sempre de um projeto, é importante que o cenógrafo tenha boa formação e saiba entender dos materiais e de diferentes técnicas. Em cenografia nada é gratuito, cada elemento em cena deve ser significativo e estar de acordo com a intenção comunicativa do espetáculo.

É preciso pensar não só na qualidade dos materiais mas também na viabilidade de sua continuidade, pois o espetáculo pode ser levado para diferentes teatros com diferentes estruturas. O projeto aqui deve garantir uma facilidade de transporte e de montagem, a maquete é fundamental como um exercício de entendimento destas dinâmicas necessárias para a longevidade do que foi produzido.

Procurar a síntese. Talvez esta seja uma das maiores qualidades de um cenógrafo. É difícil escolher um caminho na diversidade de possibilidades que se apresentam. A cenografia deve ser sucinta, não devemos atravancar o palco com informações desnecessárias.

O piso do palco também é cenografia, cada espaço é sagrado na construção da ambiência almejada.

Cenografia é a dramatização do espaço
— J.C.Serroni

Acompanhar a carreira de Serroni é viajar com uma miríade de atores e diretores que fizeram o teatro brasileiro, entendendo suas diferenças de estilo e sentindo o amor em comum que todos tem por esta arte .

Para saber mais você pode também buscar o livro que baseia o curso : Cenografia Brasileira - Notas de um cenógrafo

Próximo
Próximo

Viridez : o que é ?