Viridez : o que é ?

                                                  Manuscrito de Hidelgarda Von Bingen - 1165

Conhecida como a "Sibila do Reno" devido aos seus poderes místicos e proféticos, Hildegarda empregava vegetais, minerais e pedras, além de música, meditação e oração, como métodos medicinais. Hoje conhecemos suas práticas como Naturopatia.

É dela a expressão que vou usar aqui de “viriditas” traduzida neste artigo por viridez . Hildegarda afirma que "a alma flui através do corpo como seiva pela árvore"

“A alma no corpo é como a seiva em uma árvore, e os poderes da alma são como a forma da árvore. Como? O intelecto na alma é como o verdor dos galhos e das folhas da árvore, a vontade é como suas flores, a mente como seu irromper das primícias, a razão é como o fruto maduro aperfeiçoado, e os sentidos como seu tamanho e forma.

E assim, o corpo de uma pessoa é fortalecido e sustentado pela alma. Conseguintemente, ó humano, compreende o que és na alma, tu que deitas fora teu bom intelecto e tentas assemelhar-se aos animais.” Scivias

Inspirados nesta busca de harmonia e maturidade é que trabalhamos no ARKÉ nossa metodologia de mentoria para realização da potência criativa que existe em todas as pessoas. Esta força está além da vitalidade pois pede um redesenho de nossa personalidade numa ampliação do nosso horizonte cultural e espiritual.

Caminho ARKÉ de realização do seu projeto criativo

Com doze anos de existência já acompanhamos diversos processos de criação e sabemos dos desafios que são a constância e a entrega de uma obra.

Criamos ao longo deste tempo, um detalhado processo de apoio em cada etapa com práticas que permitam uma meditação e revisão de padrões de comportamento embrenhados na nossa biosofia.

Processos vivenciados numa mentoria ARKÉ

Você pode conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Residência criativa em nosso site :

https://www.residenciacriativa.com/ark-mentoria

Pode também conhecer nosso Podcast com várias experiências de artistas em seus processos criativos

https://open.spotify.com/episode/1Bu1rxWxfACyQxxaam3lws?si=AEh1pO2wRQelpf927WrJRg

Anterior
Anterior

Cenografia : o processo criativo de J.C. Serroni

Próximo
Próximo

Dormir é fundamental