Ambiências

Você já reparou nos lugares em que permanece e se sente bem.

Quais são os modos de relacionamento que este ambiente te proporciona ?

O processo criativo precisa de um campo de pouso, um território de confiança e tranquilidade.

Muitas pessoas identificam este lugar como um espaço físico : o ateliê.

Existem muitos livros que mostram os ateliês de artistas apresentando a disposição de seus livros, materiais de trabalho e esboços de projetos.

É claro que pode ser muito bom ter um território criativo, ele funciona como um lastro de memória dos seus processos e também possibilita um acervo de registros que auxiliam a sua visão do processo; mas é importante dizer que o ateliê não garante a realização de suas obras.

Tem pessoas que utilizam o seu celular, caixas de papelão, a própria cidade como espaços guardiões de suas histórias criativas.

 Um processo de criação vai muito além da fartura de materiais e da existência de um território físico.

Alfonso López Quintás, filósofo e professor espanhol que trabalhou amplamente com temas relacionados à criatividade aponta um caminho:

“O homem é um ser dialógico, que vive como pessoa, que se desenvolve e se aperfeiçoa por meio de encontros."

Desta maneira a ambiência é principalmente um campo de relações que influencia a maneira que entendemos o mundo e são estas presenças que testemunham e animam nossa caminhada criativa.

O autor criou a teoria dos níveis de realidade, ela é a forma como as pessoas interagem com o mundo e com os outros. O pesquisador propõe que a experiência humana pode acontecer em diferentes níveis:

  1. Nível do uso e manipulação – Quando lidamos com objetos e pessoas de maneira instrumental, apenas para obter algo.

  2. Nível do encontro e da criatividade – Quando nos relacionamos com o mundo e os outros de maneira aberta, explorando possibilidades novas e gerando significado.

A ambiência criativa surge portanto quando um ambiente (físico, social ou cultural) favorece o segundo nível, ou seja, estimula a descoberta, a inovação e o crescimento pessoal. 

O pesquisador sugere alguns elementos da ambiência criativa :

  • Liberdade e abertura – Um espaço onde há espaço para a experimentação e para o erro.

  • Interação significativa – Relações que geram novas possibilidades e sentidos.

  • Superação do utilitarismo – Valorização da experiência como um fim em si, e não apenas como meio para um objetivo prático.

  • Aprofundamento da percepção – Aprender a enxergar além do óbvio, percebendo conexões e significados mais profundos.

A vivência desta ambiência criativa deixa marcas em nossos modos de conhecer.

 Você consegue rastrear estes encontros,  lembrar das pessoas que influenciaram ou ainda influenciam o seu modo de criar hoje ?

Desenvolvemos um processo de rastreio destas experiências desenhando uma árvore de suas influências criativas. 

Você inicia na raiz da árvore buscando influências filosóficas que moldam seus pensamentos, a sua cosmopercepção do mundo e seus  valores. Aqui certamente a forma como você foi educado, a suas práticas religiosas e os costumes vivenciados na sua família trazem de forma direta  traços de quem você é hoje.

Temos também a lista das pessoas que admiramos: aqueles artistas ou pensadores que atualmente você tem como uma referência inspiradora e cujas obras revisita sempre.

Ao desenhar a árvore vai perceber como nutre estas escolhas nas atividades culturais que cultiva. As músicas que ouve, os filmes que seleciona, os livros da sua biblioteca, as atividades culturais que cultiva no seu cotidianos.

Todas estas relações vão tramando um horizonte de fruição e vivências sociais também por seus contraste. Pode avaliar ao contrário, as músicas que não gosta, as exposições que jamais iria ou mesmo linguagens inteiras artísticas que nunca prestou atenção.

Aqui é importante entender como você promove seus encontros e quando abre uma nova pesquisa que estratégias utiliza pra ampliar a sua escuta e conhecer outras pessoas.

Com quem conversa sobre seus processos de criação ?

Tem um grupo ou parceiros em seus projetos ?

As mentoria é uma forma de fomento de caminhos para ampliar o seu horizonte de práticas e de de relacionamentos nutrindo veredas até então desconhecidas ou aprofundando as estradas que parecia já conhecer perfeitamente.

Vem saber mais !

https://www.residenciacriativa.com/ark-mentoria

Anterior
Anterior

Mira Schendel :  ecos do silêncio visual

Próximo
Próximo

Nalini Malani : Quem ouve Cassandra ?