Cegueira botânica

cegueira botânica é definida como a incapacidade de perceber as plantas no ambiente e pode apresentar as seguintes características: dificuldade de perceber as plantas no seu cotidiano; enxergar as plantas como apenas cenários para a vida dos animais; incompreensão das necessidades vitais das plantas e ignorância da importância das plantas para a vida humana.

Você consegue dizer quais são as plantas que estão no seu cotidiano ?

Na sua casa, na sua alimentação, no caminho para o seu trabalho ou na praça do seu bairro. Sabe dizer seus nomes, identificar quando estão doentes, conhece algum cuidado que pode ter no cotidiano com elas.

Algumas das possíveis explicações deste nosso distanciamento são a crescente urbanização e a vida digital, que nos leva cada vez mais para o virtual. Existem inúmeros estudos sobre a importância da criança conviver mais nos espaços naturais.Veja aqui :https://criancaenatureza.org.br/

Somos dependentes das plantas mas não reconhecemos isto, é fundamental conversar com as crianças mas principalmente estimular práticas de observação, comtemplação e convívio.

Podemos também imantar o nosso entorno com representações simbólicas das plantas através de desenhos, gravuras, pinturas.

Geetanjali Sachdev tem documentado a presença dos motivos vegetais nas cidades indianas: desde flores de lótus pintadas em tanques de água até desenhos botânicos no chão.

Essas imagens vão além das flores, que tão frequentemente dominam a ligação com plantas nos países ocidentais.

"De uma perspectiva mitológica, árvores, folhas e flores poderiam todas ser significativas, mas, com as perspectivas medicinais da ayurveda (uma forma indiana de medicina tradicional), muitas outras partes das plantas têm valor - folhas, raízes, flores e sementes", diz ela.

E você, como cultiva esta relação com o universo das plantas ?

Anterior
Anterior

Curadoria educativa e a leveza

Próximo
Próximo

Semear : projetos e generosidade