Para amar plantas

Já ouviu falar em cegueira botânica ? Resultados de pesquisas sugerem que há diferenças fundamentais em como nosso sistema visual processa as plantas, se comparadas aos animais, suportando a ideia de que uma das causas da cegueira botânica reside em limitações perceptivas-fisiológicas e também em causas culturais. A questão é que não vemos tanto as plantas e suas necessidades, dando sua existência como desligada dos nossos hábitos.

Acreditamos que conhecemos as plantas mas quando começamos um estudo mais aprofundado, percebemos um universo diverso do nosso e diferenças biológicas que mudam nossas perspectivas e paradigmas.As plantas estão no planeta há 600 milhões de anos, permanecendo enraizadas no solo e por isso desenvolveram estratégias de defesa e de sobrevivência surpreendentes (80% de tudo que está vivo na Terra é composto de vegetal).

Coração de samambaia

As plantas tem um sistema descentralizado, não tem órgãos e suas funções são espalhadas por todo o corpo. O seu sistema radicular possui na extremidade das raízes pequenos comandos, uma espécie de cérebro coletivo e distribuído, que ajuda na percepção dos parâmetro químicos e físicos do solo.


Stefano Mancuso é um neurobiologista que defende a presença das plantas em nossa vida.

Ele comenta em seu livro : A incrível viagem das plantas.

Sabemos muito pouco sobre elas, e com frequência esse pouco que pensamos saber está errado. Estamos convencidos de que , à diferença dos animais, as plantas são incapazes de perceber o ambiente ao redor, mas a realidade é que elas são mais sensíveis que os animais. temos certeza de que o mundo delas é silencioso, incomunicável, e no entanto elas são comunicadoras de primeira linha. Apostamos que não mantêm nenhum tipo de relação social mas, ao contrário trata-se de organismos genuinamente sociais. "

Residência criativa vai abrir em setembro seu novo ciclo de pesquisas e processos poéticos. Escolhemos as plantas como mestras e fontes de inspiração em nosso Atelier: Plantae

Vamos estudar a Bioeconomia, o Biomimetismo e diversas aplicações da Botânica em nossa vida cotidiana.

Buscando aquecer e alimentar este diálogo criei no Telegram um grupo para trocar experiências e leituras.

Se você gosta das plantas ou quer amar mais estes seres vem participar !

https://t.me/paraamarplantas
Anterior
Anterior

Semear : projetos e generosidade

Próximo
Próximo

Limites são membranas, não muros